A Éditions Matériologiques Fr-Br é uma editora dedicada ao pensamento filosófico, computacional e cultural. Ela foi criada a partir do modelo francês da Éditions Matériologiques.
A história começa com uma conversa entre três pessoas no final de um workshop sobre transdisciplinaridade na filosofia, que acreditam que a filosofia não é uma disciplina que floresce numa torre de marfim, mas é uma disciplina que vive das perguntas que cada geração precisa enfrentar para construir uma visão de mundo onde todos, absolutamente todos, os seres humanos se encontrem inseridos.
Dessa conversa, obrigado Philippe e Marc, surgiu a ideia de se criar uma editora de filosofia que pudesse trazer a tona outras visões de mundo que não sejam a mesma que encontramos amplamente difundida da filosofia de língua inglesa. Não que a filosofia anglo-saxônica será excluída. Longe disso. Ela será colocada no mesmo patamar que todas as filosofias e será considerada como um dos múltiplos atores que encenam a história da filosofia.
Que seja um diálogo entre as múltiplas filosofias pensadas pelo mundo em português brasileiro.
A missão da editora sendo de criar um espaço onde as ideias possam circular livremente entre academia e o mundo mais amplo dos leitores de língua portuguesa. A particularidade da editora vem do fato que ela se propõe divulgar a filosofia da ciência, da computação, filosofia do digital do ponto de vista materialista.
Em vez de tratar a filosofia como um arquivo fechado, a editora apresenta a filosofia como um diálogo que se construiu ao longo dos séculos, em várias culturas, em várias línguas e em vários momentos históricos. Que entender a realidade passa por manter vivo o fio da investigação que liga uma geração de pensadores à seguinte.
A editora prima pelo rigor ao mesmo temp que pela acessibilidade; erudita, mas aberta à experimentação. Nosso catálogo inclui tanto traduções de obras fundamentais, quanto de edições críticas e ensaios originais de novos pensadores. Entretanto, o trabalho da editora é permeado pela crença que a filosofia é tanto história quanto possibilidade, memória e imaginação.
Hoje, a editora guarda como objetivo primordial de sua existência: preservar o patrimônio filosófico, dar voz às novas vozes que surgem e, sobretudo, lembrar aos leitores que a filosofia não se trata apenas de sistemas abstratos passíveis de modelagem e simulações, mas também de como vivemos, pensamos e imaginamos a visão de mundo que quermos para nós mesmos.